 |
Pôster da Série |
Review: ARUANAS - 1ª Temporada
Essa série original Globo Play conta a história de 4 mulheres que lutam pela preservação da floresta Amazônica. Com apenas 10 episódios perfeitos para se maratonar, Aruanas ganha seu espaço merecidamente. O design de produção é excepcionalmente bonito, retratando toda a beleza e o esplendor da floresta, além de alertar sobre os efeitos que a extração irregular de seus bens causam para todos a sua volta, o que nos faz lembrar sempre da riqueza natural que temos no nosso país (um salve para a abertura que é delicadamente expressiva).
O elenco é de peso, Débora Falabella vive Natalie, uma jornalista e apresentadora que usa a sua plataforma para divulgar o trabalho das Aruanas. Taís Araújo é a advogada do grupo e lida com as tramas políticas que envolvem a luta pela preservação e por fim Luiza (Leandra Leal) uma ativista conhecida internacionalmente por fazer de tudo por aquilo que acredita principalmente se infiltrar na mineradora do criminoso Miguel, vivido por Luíz Carlos Vasconcelos.
 |
Elenco principal da esquerda para direita: Thainá Duarte, Taís Araújo, Debora Falabella e Leandra Leal |
O suspense criado por Estela Renner e Marcos Nisti está presente em todos os episódios, com a tensão crescente, reviravoltas e a sede incessante das Aruanas por tentar proteger a floresta de quem só quer enriquecer. A série não tem um roteiro original, mas as atuações e os sub plots de cada personagens são tão humanos (algo que achei bastante interessante é a linha cinza do caráter dos personagens que deixa tudo muito real) e perigosos, que o ciclo: ativismo, politicagem, crimes e a luta do bem vencer o mal faz a série ser boa, ainda mais com soluções satisfatórias. Nem os personagens clichês como o da Camila Pitanga tiram o brilho da mensagem principal.
Essa é uma série baseada em fatos tão reais que mesmo algumas mudanças ou acréscimos necessários para uma adaptação televisiva não tiram o peso e a importância da crítica. Aruana significa sentinelas na linguagem indígena e é um lembrete necessário de que há muita vida naquela região, mesmo que seja em uma perspectiva diferente, ainda assim vale a pena ser preservada. Além disso é uma série brasileira de ótima qualidade, com protagonistas mulheres, todas fortes nos próprios termos e que merece atenção.
Minhas Redes
Comentários
Postar um comentário