Pular para o conteúdo principal

Destaques

REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada
Antes tarde do que nunca! Mais de 4 mês após o lançamento de The Midnight Gospel na Netflix eu finalmente fui assistir a essa viagem filosófica.  Talvez a minha nova smart TV gigantesta tenha contribuído para eu começar a apreciar os visuais psicodélicos e surreais do podcast, digo, do seriado.
Acompanhamos a história de Clancy, um podcaster que viaja através de um simulador de universos procurando boas histórias, cada episódio o nosso protagonista visita um mundo diferente e grava entrevistas para transmitir para quem quiser ouvir. Criada por Pendleton Ward de Hora de Aventura e Duncan Trussell, comediante e host do podcast  Duncan Trussell Family Hour, que serviu de inspiração e fonte direta para todos episódios.
O tema principal da série é a influência do apocalipse na vida das pessoas, quais são as reverberações que tal acontecimento gera, por isso, em cada episódio mostra o Clancy acompanhando o final de um mundo. Qu…

Expressionismo na Literatura

expressionismo na literatura


Autor: Luca Alves

Expressionismo na Literatura


Oficializado em 1905 na Alemanha pelo grupo Die Bücke, ao surgimento do movimento expressionista é pouco difícil de definir uma data e uma localização geográfica com precisão, pois no final do século XIX a estética expressionista já era bem difundida por nomes do pós-impressionismo como Vincent Van Gogh, Paul Cézanne e Edvard Munch que também são creditados como precursores do movimento expressionista. Seu surgimento foi concomitante ao surgimento do Futurismo na Itália e do Cubismo da França, e com os posteriores movimentos do início do século XX, como o Dadaísmo e o Surrealismo, o Expressionismo é uma das vanguardas deste período - as conhecidas como as Vanguardas Europeias. 

Na literatura, o Expressionismo buscava concretizar os sentidos internos do autor, uma vez que a principal característica do movimento era justamente por em evidência, de maneira exagerada e pouco ligada com o sentido de belo ou feio, a sua subjetividade. É um processo inverso ao movimento impressionista que antecedeu o movimento expressionista. Os adventos da sociedade moderna bem como os avanços tecnicocientíficos e a Primeira Guerra Mundial criaram uma aura soturna em torno da sociedade, e os sentimentos de angustia, ansiedade e inquietação estiveram vigentes durante esse período. Para a escrita, os expressionistas aderiram ao ilogismo típico das vanguardas que tinham por finalidade de atingir a burguesia por meio da quebra dos padrões academicistas. Suas produções eram de análise minuciosa do subconsciente das personagens e estruturada em frases curtas e diretas. 


No Brasil, o Expressionismo influenciou o Modernismo pelas obras de Anita Malfatti. Precursora do movimento modernista, Anita estudou na Academia de Belas Artes em Berlim, onde absorveu bastante do expressionismo alemão para as suas obras que foram expostas na Primeira Exposição de Arte Moderna no Brasil em 1917 - evento creditado como o início de um processo que culminaria na oficialização do Modernismo no Brasil pela Semana de Arte Moderna. 

Minhas Redes Sociais:


Comentários

Postagens mais visitadas