Pular para o conteúdo principal

Destaques

CRÍTICA: O RETORNO TRIUNFAL DA LADY GAGA AO POP COM O CHROMATICA

Autor: Luca Alves CRÍTICA: O RETORNO TRIUNFAL DA LADY GAGA AO POP COM O CHROMATICA Nota: 4,5/5

A reinvenção constante e a necessidade de fugir da sua própria zona de conforto sem perder a sua essência são qualidades extremamente seletas dentro do meio artístico. São qualidades atingidas por poucos nomes na indústria, e cada vez mais afunilado fica o ranking de quem consegue realizar transições com tamanha naturalidade e qualidade como a Lady Gaga. Depois de se aventurar em gêneros mais remotos para a atualidade como o country, em dominância na bem-sucedida trilha sonora de Nasce Uma Estrela e no seu trabalho mais intimista e pessoal, o Joanne, e como o jazz, em dominância na esplendorosa parceria com o lendário Tony Bennett para o Cheek to Cheek, um álbum de covers, Lady Gaga retorna à suas raízes na música popular com o seu primeiro álbum inteiramente pop desde o ARTPOP, lançado em 2013, e essa é a sua redenção ao tão injustiçado álbum do milênio.
LEIA TAMBÉM: REVIEW: NASCE UMA ESTRELA E…

COMO FUNCIONA O OSCAR: MAQUIAGEM E PENTEADO

johnny depp  personagens
Personagens do Johnny Depp

Autor: Daniel Moreira

COMO FUNCIONA O OSCAR: MAQUIAGEM E PENTEADO

Essa categoria no Oscar foi criada em 1880 depois da academia ter recebido vários comentários negativos por não premiar o filme O Homem Elefante. Desde então, são indicados em médias 3 longas na categoria, com o intuito de premiar os artistas que transformam atores em pessoas completamente diferentes.


O processo de montar um personagem é muito parecido com o de criar um figurino, começa a partir da leitura do roteiro do filme e ir identificando as características principais da personagem. As inspirações podem vir de qualquer lugar: revistas, outros filmes, figuras históricas, fotografias da época, mitos/folclore, ideias já pré-estabelecidas... Quando se trata de criaturas de outro planeta ou de mundos diferentes e fantasias, o que se leva em consideração é o sistema de magia daquele mundo (ou seja, quais são as regras do lugar) e o bom senso de criar algo diferente, que possa causar estranhamento, mas que ainda assim seja totalmente crível e faça sentido.

Quando se faz um filme bibliográfico, ou que retrata pessoas reais ou ainda um determinado momento histórico, espera-se que tudo nesse filme esteja de acordo com a época e o mais próximo da realidade possível, tentando manter a liberdade de expressão dos atores. Por exemplo, em Vice (2018), o ator Christian Bale ficou transformado em uma pessoa completamente diferente, no ex-presidente Dick Cheney, além de ter ganhado muito peso, a maquiagem e as próteses contribuíram para ele ficar irreconhecível, além de uma peruca para simular o cabelo branco e ralo.

Christian Bale Dick Cheney vice
Dick Cheney e Christian Bale.

Outros fatores que contribuem para uma transformação e está incluso nessa categoria sãos os acessórios. Chifres, unhas, rugas, óculos, espinhas, uma perna de pau, bigode e lentes de contato são alguns dos apetrechos utilizados para diferenciar os atores. Em malévola, a Angelina Jolie além de usar próteses para modificar sua bochecha, usou peruca para aumentar seu cabelo, chifres e lentes de contato coloridas. Inclusive, cada apetrecho tem uma indústria bem grande e pessoas especializadas nesse tipo de confecção. Às vezes as mudanças são simples como um corte de cabelo da Charlize Theron em Mad Max: Estrada da Fúria ou extremamente excêntricos como os alienígenas em Star Trek.

angelina jolie star trek maquiagem mad max
Exemplo de Mauquiagem

O processo de confecção dessas próteses leva meses e muitos testes para ser concluído. Por exemplo, a Zoe Saldana, que vive a Gamora em Guardiões da Galáxia, interpreta uma alienígena que tem pele verde, tudo que a gente vê em tela é maquiagem. Além de uma prótese no roso para simular as cicatrizes/marcas de nascença da personagem, ela usa uma peruca em que as pontas do cabelo são cor de rosa. Para chegar ao resultado final, vários tipos de tintas foram utilizados, várias moldes do rosto e muita maquiagem. No primeiro filme ela demorava 5 horas para estar pronta pra filmar, já no segundo filme eles conseguiram diminuir o tempo pra 4 horas.

zoe saldana gamora guardioes da galaxia marvel
Zoe Saldana como Gamora

Outro exemplo clássico que não posso deixar de contar é a maquiagem da Mística no filme dos X-men. No primeiro longa, o tempo de preparo era de 7 horas, e ao todo foram usadas 8 camadas de tinta além de 20 testes para encontrar o tom de azul perfeito. No ultimo filme dos X-men, a Jennifer Lawrence usou uma roupa para simular as escamas da personagem otimizando o tempo.

Maquiagem e Cabelo da Mística marvel x-men mystique
Maquiagem e Cabelo da Mística

Pra finalizar a composição do look da personagem, tem o penteado. Geralmente ele chama atenção em filmes de época ou quando se tornam símbolo de alguma coisa. Eles podem nos dizer sobre o ano do filme, sobre a condição do personagem e nos passar a ideia de herói ou vilão. Vale ressaltar que a maioria dos personagens que a gente vê em tela usa perucas, mesmo quando não percebemos, pois isso implica em cortes diferentes, tinturas e estilos que não refletem na vida pessoal do artista, então a peruca é a opção mais viável além de poder ser bastante diversificado e maleável.

penteado oscar jennifer lawrence pantera negra dama de ferro jogos vorazes
Exemplo de Penteados em filmes.

Além de efeitos práticos, os efeitos visuais podem ajudar a compor o visual, como por exemplo, o Salazar de Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar que tem os cabelos flutuantes como se estivesse sempre embaixo d'água e o lorde Voldemort na franquia Harry Potter que não tem o nariz.
harry potter salazar piratas do caribe lorde voldemort
Exemplo de efeitos visuais para compor um personagem.

Pra finalizar, eu separei alguns atores que foram transformados e que acabaram se tornando marcantes na cultura pop. Todos os filmes listados abaixo ganharam o oscar na categoria de Melhor Maquiagem e Penteado.

Jim Carrey em O Grinch (2000)
Jim Carrey em O Grinch
 Gary Oldman em O Destino de Uma Nação (2018)


Salma Hayek em Frida (2002)

Salma Hayek em Frida

Ian Mckellen na trilogia Senhor dos Anéis (2001 - 2003)

Ian Mckellen na trilogia Senhor dos Anéis

Eddie Murphy em O professor Aloprado (1996)

Eddie Murphy em O professor Aloprado

Jeff Goldblum em A Mosca (1986)

Jeff Goldblum em A Mosca

David Naughton em Um Lobisomem Americano em Londres (1981)

David Naughton em Um Lobisomem Americano em Londres

O resultado de todo esse processo é mais uma etapa que ajuda a construir a mágica da sétima arte. Pretendo continuar com as demais categorias que são premiadas pela academia.

Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas