Pular para o conteúdo principal

Destaques

REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada
Antes tarde do que nunca! Mais de 4 mês após o lançamento de The Midnight Gospel na Netflix eu finalmente fui assistir a essa viagem filosófica.  Talvez a minha nova smart TV gigantesta tenha contribuído para eu começar a apreciar os visuais psicodélicos e surreais do podcast, digo, do seriado.
Acompanhamos a história de Clancy, um podcaster que viaja através de um simulador de universos procurando boas histórias, cada episódio o nosso protagonista visita um mundo diferente e grava entrevistas para transmitir para quem quiser ouvir. Criada por Pendleton Ward de Hora de Aventura e Duncan Trussell, comediante e host do podcast  Duncan Trussell Family Hour, que serviu de inspiração e fonte direta para todos episódios.
O tema principal da série é a influência do apocalipse na vida das pessoas, quais são as reverberações que tal acontecimento gera, por isso, em cada episódio mostra o Clancy acompanhando o final de um mundo. Qu…

COMO FUNCIONA O OSCAR: FIGURINO

oscar figurino costume desing
Esboço dos figurinos que concorreram ao Oscar em 2017,

Autor: Daniel Moreira

COMO FUNCIONA O OSCAR: FIGURINO


Os filmes têm o poder de trazer à tona nossas emoções mais primárias. Dá pra chorar, dar risada, ficar com raiva, sofrer por um personagem, ficar ansioso ou sentir medo. Mas para tudo isso dar certo, são muitas etapas até que a gente como público receba o produto final. Já escrevi aqui sobre o processo de criação de um pôster e quero continuar essa série de posts sobre a produção de um filme.


O figurino é parte importante do quebra cabeça de um filme. Ele ajuda a tornar um personagem icônico e ajuda a contar uma história. Pode dizer de forma clara se um personagem é rico ou pobre, se o filme se passa no século XVI ou em um futuro distópico, se o filme acontece em uma das favelas do Rio ou em uma escola de magia. A roupa de cada personagem que você vê em tela foi pensada por um figurinista, até mesmo os figurantes. Filmes megalomaníacos como Ben Hur (1959) tiveram um total de 10 mil figurantes e cada roupa tem que ser construída a mão de acordo com a época e o lugar em que o filme se passa.

filmes viuva negra costume figurino
Exemplo de figurinos em filmes variados.
Parte importante desse processo são as cores, tons frios como azul e cinza podem informar como o protagonista se sente, são associados com solidão, depressão, tristeza. Já as cores quentes indicam felicidade, sexualidade e poder. Até mesmos filmes mais pé no chão como uma comédia utiliza-se das roupas pra mostrar a evolução de um personagem, isso se chama "mudança através do guarda roupa", a beleza dessa mensagem é que ela não é dita e sim mostrada ao público.

LEIA TAMBÉM: COMO FUNCIONA O OSCAR?

O primeiro passo pra criação de um figurino é entender o roteiro e o background de cada personagem. Em um mesmo filme pode ter o bom moço, o vilão, o amigo, a vovó, um cantor de ópera, um médico e um professor. Cada vida ali contada é representada visualmente de um jeito diferente e que possa parecer o mais verdadeiro possível, até mesmo em mundos diferentes da nossa realidade.

Julia Roberts, Margot Robbie e Emma Stone.
Julia Roberts, Margot Robbie e Emma Stone.
Assim como um ator que analisa e entende o personagem, um figurinista sabe como entrar na cabeça dele, para finalmente poder moldar o seu exterior refletindo quem ele é. Esse processo é facilitado através de conversas com os produtores do filme e o diretor, assim, cada figurinista vai ter uma visão diferenciada, mesmo que seja de um mesmo personagem, como por exemplo o Batman. No filme Batman Begins de 2008 o diretor Christopher Nolan tinha uma visão do super herói mais realista, então todos os apetrechos na roupa do Bruce Wayne eram pensados para serem usados em situações reais. Já o Batman do Zack Snyder de Batman vs SuperMan era um Bruce Wayne mais velho, já com muitos anos de atividade nas costas e muito mais habilidoso, então a roupa era cheia de marcas de lutas. Nesse caso ser um personagem derivado dos quadrinhos geralmente pode ser um limitador já que preexiste uma visão dos heróis nas HQ's.

batman
Fonte: Film Radar
Depois de entender o personagem e conversar com o diretor, o figurinista começa a fase de pesquisa. Filmes de época ou de guerra são baseados na realidade, por exemplo, isso é para o artista um outro fator limitante já que ele não pode sair muito do que é esperado. Não existe um sargento com uma estampa militar rosa e na idade média não existia calça jeans, ou seja, o figurinista tem que refletir a realidade da cultura, da economia e do contexto do personagem. Isso vale para filmes que se passam hoje em dia, comédias dos anos 2000 são facilmente identificadas pelas roupas. Além dos protagonistas, os figurante precisam estar também de acordo, mesmo que não tenha o mesmo tempo de preparo.

Pantera Negra Aladdin
Pantera Negra e Aladdin (2019)
Por fim, o figurinista começa a fase de produção. As roupas são todas feitas do zero e geralmente após estarem prontas ainda há o diálogo com os atores para os ajustes finais. É um processo longo, de extensa pesquisa e que exige criatividade. A roupa trabalha em conjunto com o cenário, os atores, diretores e com todas as etapas de um filme.

figurinos patricinhas shallow lady gaga nasce uma estrela as panteras
Exemplo de figurinos do dia-a-dia


Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas