Pular para o conteúdo principal

Destaques

REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada
Antes tarde do que nunca! Mais de 4 mês após o lançamento de The Midnight Gospel na Netflix eu finalmente fui assistir a essa viagem filosófica.  Talvez a minha nova smart TV gigantesta tenha contribuído para eu começar a apreciar os visuais psicodélicos e surreais do podcast, digo, do seriado.
Acompanhamos a história de Clancy, um podcaster que viaja através de um simulador de universos procurando boas histórias, cada episódio o nosso protagonista visita um mundo diferente e grava entrevistas para transmitir para quem quiser ouvir. Criada por Pendleton Ward de Hora de Aventura e Duncan Trussell, comediante e host do podcast  Duncan Trussell Family Hour, que serviu de inspiração e fonte direta para todos episódios.
O tema principal da série é a influência do apocalipse na vida das pessoas, quais são as reverberações que tal acontecimento gera, por isso, em cada episódio mostra o Clancy acompanhando o final de um mundo. Qu…

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)
Psicose, 1960, Alfred Hitchcock


Autor: Luca Alves

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)


Como mencionado na postagem sobre tipos de narrador (Gérard Genette), o narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre as personagens, na verdade, faz parte dos tipos de foco narrativo - tema desta postagem. Além do narrador onisciente, existem outros tipos de focalização, mas antes de conhecê-los, é importante entender o que é e como funciona todo esse esquema chamado focalização (ou foco narrativo). 

A partir da postagem sobre os tipos de narrador (Gerárd Genette), é possível entender que narrador, autor e personagem nem sempre são a mesma pessoa. O narrador, quem de fato nos interessa nessa postagem, é a pessoa que conta uma história; o foco narrativo é o modo como o narrador conta essa história.

Além do narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre as personagens, existem as focalizações chamadas ponto de vista e câmera, totalizando três tipos de foco narrativo no fim das contas. Enquanto que o narrador onisciente sabe tudo sobre as personagens, o narrador que opta pela narração pelo ponto de vista foca apenas em um personagem, seus sentimentos, seus pensamentos, suas conclusões; você vive a história por um único ponto de vista, diferente do narrado onisciente que de tudo e de todos sabe.

A câmera, como o próprio nome sugere, e o tipo de narrativa que simula a narração cinematográfica - sobre historia das personagens nada sabe e que sua participação na narrativa e completamente neutra. Acompanhamos os fatos na medida em que eles acontecem.

Minhas Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas