Pular para o conteúdo principal

Destaques

GRAMMY: POR QUE A ARIANA GRANDE MERECE LEVAR O PRÊMIO DE ÁLBUM DO ANO?

Autor: Luca Alves GRAMMY: POR QUE A ARIANA GRANDE MERECE LEVAR O PRÊMIO DE ÁLBUM DO ANO?
Vivendo o auge comercial da sua carreira, Ariana Grande tem muitos motivos pelos quais ela deveria vencer o Grammy na categoria Álbum do Ano. Lançado em fevereiro do ano passado, o thank u, next, quinto álbum de estúdio da Ariana, teve o melhor desempenho comercial e crítico na carreira da cantora, somando 360 mil exemplares comercializados na primeira semana nos Estados Unidos, garantindo a ela o quarto topo na maior parada de álbuns da Billboard e marcando a maior nota (86) da cantora no Metacritic.
Apostando nas tendencias do trap, gênero que tem rendido bons frutos a uma parte da indústria fonográfica, Ariana Grande obteve o feito histórico de ser a única artista solo a ter três músicas charteando simultaneamente nas três primeiras posições da principal parada de single da Billboard. Feito antes alcançado apenas pelos Beatles, Ariana colocou 7 Rings em primeiro lugar na hot 100, break up with …

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)
Psicose, 1960, Alfred Hitchcock


Autor: Luca Alves

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)


Como mencionado na postagem sobre tipos de narrador (Gérard Genette), o narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre as personagens, na verdade, faz parte dos tipos de foco narrativo - tema desta postagem. Além do narrador onisciente, existem outros tipos de focalização, mas antes de conhecê-los, é importante entender o que é e como funciona todo esse esquema chamado focalização (ou foco narrativo). 

A partir da postagem sobre os tipos de narrador (Gerárd Genette), é possível entender que narrador, autor e personagem nem sempre são a mesma pessoa. O narrador, quem de fato nos interessa nessa postagem, é a pessoa que conta uma história; o foco narrativo é o modo como o narrador conta essa história.

Além do narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre as personagens, existem as focalizações chamadas ponto de vista e câmera, totalizando três tipos de foco narrativo no fim das contas. Enquanto que o narrador onisciente sabe tudo sobre as personagens, o narrador que opta pela narração pelo ponto de vista foca apenas em um personagem, seus sentimentos, seus pensamentos, suas conclusões; você vive a história por um único ponto de vista, diferente do narrado onisciente que de tudo e de todos sabe.

A câmera, como o próprio nome sugere, e o tipo de narrativa que simula a narração cinematográfica - sobre historia das personagens nada sabe e que sua participação na narrativa e completamente neutra. Acompanhamos os fatos na medida em que eles acontecem.

Minhas Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas