Pular para o conteúdo principal

Destaques

Review: ARUANAS - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
Review: ARUANAS - 1ª Temporada Essa série original Globo Play conta a história de 4 mulheres que lutam pela preservação da floresta Amazônica. Com apenas 10 episódios perfeitos para se maratonar, Aruanas ganha seu espaço merecidamente. O design de produção é excepcionalmente bonito, retratando toda a beleza e o esplendor da floresta, além de alertar sobre os efeitos que a extração irregular de seus bens causam para todos a sua volta, o que nos faz lembrar sempre da riqueza natural que temos no nosso país (um salve para a abertura que é delicadamente expressiva).
O elenco é de peso, Débora Falabella vive Natalie, uma jornalista e apresentadora que usa a sua plataforma para divulgar o trabalho das Aruanas. Taís Araújo é a advogada do grupo e lida com as tramas políticas que envolvem a luta pela preservação e por fim Luiza (Leandra Leal) uma ativista conhecida internacionalmente por fazer de tudo por aquilo que acredita principalmente se infiltrar na mineradora do …

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)
Psicose, 1960, Alfred Hitchcock


Autor: Luca Alves

OS TIPOS DE FOCALIZAÇÃO (Ou Foco Narrativo)


Como mencionado na postagem sobre tipos de narrador (Gérard Genette), o narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre as personagens, na verdade, faz parte dos tipos de foco narrativo - tema desta postagem. Além do narrador onisciente, existem outros tipos de focalização, mas antes de conhecê-los, é importante entender o que é e como funciona todo esse esquema chamado focalização (ou foco narrativo). 

A partir da postagem sobre os tipos de narrador (Gerárd Genette), é possível entender que narrador, autor e personagem nem sempre são a mesma pessoa. O narrador, quem de fato nos interessa nessa postagem, é a pessoa que conta uma história; o foco narrativo é o modo como o narrador conta essa história.

Além do narrador onisciente, aquele que sabe tudo sobre as personagens, existem as focalizações chamadas ponto de vista e câmera, totalizando três tipos de foco narrativo no fim das contas. Enquanto que o narrador onisciente sabe tudo sobre as personagens, o narrador que opta pela narração pelo ponto de vista foca apenas em um personagem, seus sentimentos, seus pensamentos, suas conclusões; você vive a história por um único ponto de vista, diferente do narrado onisciente que de tudo e de todos sabe.

A câmera, como o próprio nome sugere, e o tipo de narrativa que simula a narração cinematográfica - sobre historia das personagens nada sabe e que sua participação na narrativa e completamente neutra. Acompanhamos os fatos na medida em que eles acontecem.

Minhas Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas