Pular para o conteúdo principal

Destaques

GRAMMY: POR QUE A ARIANA GRANDE MERECE LEVAR O PRÊMIO DE ÁLBUM DO ANO?

Autor: Luca Alves GRAMMY: POR QUE A ARIANA GRANDE MERECE LEVAR O PRÊMIO DE ÁLBUM DO ANO?
Vivendo o auge comercial da sua carreira, Ariana Grande tem muitos motivos pelos quais ela deveria vencer o Grammy na categoria Álbum do Ano. Lançado em fevereiro do ano passado, o thank u, next, quinto álbum de estúdio da Ariana, teve o melhor desempenho comercial e crítico na carreira da cantora, somando 360 mil exemplares comercializados na primeira semana nos Estados Unidos, garantindo a ela o quarto topo na maior parada de álbuns da Billboard e marcando a maior nota (86) da cantora no Metacritic.
Apostando nas tendencias do trap, gênero que tem rendido bons frutos a uma parte da indústria fonográfica, Ariana Grande obteve o feito histórico de ser a única artista solo a ter três músicas charteando simultaneamente nas três primeiras posições da principal parada de single da Billboard. Feito antes alcançado apenas pelos Beatles, Ariana colocou 7 Rings em primeiro lugar na hot 100, break up with …

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)
O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA). WILLIAM SHAKESPEARE.

Autor: Luca Alves

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)


É sabido que a literatura é a arte que se expressa majoritariamente através dos textos escritos, e que seu papel no mundo é não ter um papel - é ser qualquer coisa que ela puder ser, desde que não haja a ela pretextos impostos. Conceituar literatura aparenta ser algo um pouco trabalhoso, porque ao mesmo tempo em que todos os conceitos sobre o que é literatura surgem da subjetividade de cada autor, dar um parecer sobre algo sem um embasamento concreto se assemelha a um jogo de caça-ao-tesouro no escuro: buscar por algo que no fim não tem uma certeza de que será encontrado. Existem vários conceitos e todos os conceitos não chegam a lugar nenhum, ou melhor, não chegam ao fim da estrada que é conceituar a literatura. Conceituar literatura aparenta ser algo que pode ser feito por qualquer pessoa. Literatura aparenta não ter um conceito, então, nós fazemos seu conceito. 
E seguindo essa lógica, de modo geral, literatura pode ser entendida como uma manifestação artística que por intermédio do discurso, oral ou escrito, expressa toda a subjetividade do autor. Tudo isso com aquela pitada poética, característica também bastante abstrata - pelo menos para mim -, mas que ainda que seja abstrata é possível ser percebida a olho nu. É possível saber o que é e o que não é poético. É possível saber o que é e o que não é literatura. E não é tão intuitivo quanto parece. Existe diferença entre um poema e um manual de instruções. Um é poético e o outro não. Um é literatura e o outro não. 

Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas