Pular para o conteúdo principal

Destaques

Future Nostalgia: O TOPO DA ASCENSÃO DA DUA LIPA?

Autor: Luca Alves Future Nostalgia: O TOPO DA ASCENSÃO DA DUA LIPA? Nota: 4/5


É de tamanha excelência a qualidade do Future Nostalgia que foi uma das missões mais difíceis da minha vida expressar em fiéis palavras a extremidade artística positiva que este álbum representa. Estive tenso por tentar não deixar passar nada porque é de uma complexidade e inteligência lírica-compositora tão grande que eu estaria faltando com a honestidade se eu não deixasse muito claro que este álbum é simplesmente O ÁLBUM. E é lindo ver o mínimo, porém impactante amadurecimento da Dua Lipa depois do álbum homônimo porque a ela foi entregue o difícil papel de salvadora da música pop, quando em meados de 2017 ela tomou total protagonismo do gênero com New Rules sendo creditada como um dos pilares que representaria a música pop pelos próximos anos, e facilmente assumiu esse posto, não aproveitando muita coisa do tropical house em dominância no seu primeiro álbum, mas mantendo as composições maduras por um vié…

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)
O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA). WILLIAM SHAKESPEARE.

Autor: Luca Alves

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)


É sabido que a literatura é a arte que se expressa majoritariamente através dos textos escritos, e que seu papel no mundo é não ter um papel - é ser qualquer coisa que ela puder ser, desde que não haja a ela pretextos impostos. Conceituar literatura aparenta ser algo um pouco trabalhoso, porque ao mesmo tempo em que todos os conceitos sobre o que é literatura surgem da subjetividade de cada autor, dar um parecer sobre algo sem um embasamento concreto se assemelha a um jogo de caça-ao-tesouro no escuro: buscar por algo que no fim não tem uma certeza de que será encontrado. Existem vários conceitos e todos os conceitos não chegam a lugar nenhum, ou melhor, não chegam ao fim da estrada que é conceituar a literatura. Conceituar literatura aparenta ser algo que pode ser feito por qualquer pessoa. Literatura aparenta não ter um conceito, então, nós fazemos seu conceito. 
E seguindo essa lógica, de modo geral, literatura pode ser entendida como uma manifestação artística que por intermédio do discurso, oral ou escrito, expressa toda a subjetividade do autor. Tudo isso com aquela pitada poética, característica também bastante abstrata - pelo menos para mim -, mas que ainda que seja abstrata é possível ser percebida a olho nu. É possível saber o que é e o que não é poético. É possível saber o que é e o que não é literatura. E não é tão intuitivo quanto parece. Existe diferença entre um poema e um manual de instruções. Um é poético e o outro não. Um é literatura e o outro não. 

Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas