Pular para o conteúdo principal

Destaques

REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada
Antes tarde do que nunca! Mais de 4 mês após o lançamento de The Midnight Gospel na Netflix eu finalmente fui assistir a essa viagem filosófica.  Talvez a minha nova smart TV gigantesta tenha contribuído para eu começar a apreciar os visuais psicodélicos e surreais do podcast, digo, do seriado.
Acompanhamos a história de Clancy, um podcaster que viaja através de um simulador de universos procurando boas histórias, cada episódio o nosso protagonista visita um mundo diferente e grava entrevistas para transmitir para quem quiser ouvir. Criada por Pendleton Ward de Hora de Aventura e Duncan Trussell, comediante e host do podcast  Duncan Trussell Family Hour, que serviu de inspiração e fonte direta para todos episódios.
O tema principal da série é a influência do apocalipse na vida das pessoas, quais são as reverberações que tal acontecimento gera, por isso, em cada episódio mostra o Clancy acompanhando o final de um mundo. Qu…

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)
O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA). WILLIAM SHAKESPEARE.

Autor: Luca Alves

O QUE É LITERATURA? (CONCEITO DE LITERATURA)


É sabido que a literatura é a arte que se expressa majoritariamente através dos textos escritos, e que seu papel no mundo é não ter um papel - é ser qualquer coisa que ela puder ser, desde que não haja a ela pretextos impostos. Conceituar literatura aparenta ser algo um pouco trabalhoso, porque ao mesmo tempo em que todos os conceitos sobre o que é literatura surgem da subjetividade de cada autor, dar um parecer sobre algo sem um embasamento concreto se assemelha a um jogo de caça-ao-tesouro no escuro: buscar por algo que no fim não tem uma certeza de que será encontrado. Existem vários conceitos e todos os conceitos não chegam a lugar nenhum, ou melhor, não chegam ao fim da estrada que é conceituar a literatura. Conceituar literatura aparenta ser algo que pode ser feito por qualquer pessoa. Literatura aparenta não ter um conceito, então, nós fazemos seu conceito. 
E seguindo essa lógica, de modo geral, literatura pode ser entendida como uma manifestação artística que por intermédio do discurso, oral ou escrito, expressa toda a subjetividade do autor. Tudo isso com aquela pitada poética, característica também bastante abstrata - pelo menos para mim -, mas que ainda que seja abstrata é possível ser percebida a olho nu. É possível saber o que é e o que não é poético. É possível saber o que é e o que não é literatura. E não é tão intuitivo quanto parece. Existe diferença entre um poema e um manual de instruções. Um é poético e o outro não. Um é literatura e o outro não. 

Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas