Pular para o conteúdo principal

Destaques

Review: ARUANAS - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
Review: ARUANAS - 1ª Temporada Essa série original Globo Play conta a história de 4 mulheres que lutam pela preservação da floresta Amazônica. Com apenas 10 episódios perfeitos para se maratonar, Aruanas ganha seu espaço merecidamente. O design de produção é excepcionalmente bonito, retratando toda a beleza e o esplendor da floresta, além de alertar sobre os efeitos que a extração irregular de seus bens causam para todos a sua volta, o que nos faz lembrar sempre da riqueza natural que temos no nosso país (um salve para a abertura que é delicadamente expressiva).
O elenco é de peso, Débora Falabella vive Natalie, uma jornalista e apresentadora que usa a sua plataforma para divulgar o trabalho das Aruanas. Taís Araújo é a advogada do grupo e lida com as tramas políticas que envolvem a luta pela preservação e por fim Luiza (Leandra Leal) uma ativista conhecida internacionalmente por fazer de tudo por aquilo que acredita principalmente se infiltrar na mineradora do …

O Processo de Criação de um Pôster

birds of prey DC aves de rapina arlequina
Pôster do filme Aves de Rapina e a Fantabulosa Emancipação de uma Arlequina

O processo de criação de um Pôster

O processo de criação de pôster começa de 1 ano a 6 meses antes de um filme estrear. A produção do filme tem um banco de dados de imagens que são disponibilizados para a empresa contratada para desenvolver o cartaz, são fotos tiradas durante as filmagens. O banco de dados pode ter de 300 a 30.000 imagens (como foi no caso de Watchmen).

Porém, essas fotos estão sujeitas ao ambiente em que o filme está sendo filmado. Se for uma locação externa, a luz do Sol, nebulosidade, chuva e/ou poeira, podem influenciar no resultado final da foto. Em filmes mais escuros e sombrios os atores não são bem iluminados e geralmente essas fotos não geram bons pôsters. Para ajudar a melhorar as imagens e criar uma identidade própria, as fotos podem ser submetidas a uma maquiagem digital adicionando cores, desenhos, filtros ou até mesmo objetos.

poster anne hathaway selena gomez  the big short um dia
Exemplo de pôsters com fotos tiradas durante a filmagem.

Em grandes blockbusters ou filmes com um orçamento maior, os atores fazem ensaios fotográficos específicos para as imagens serem utilizadas como material de divulgação, como por exemplo, em a Bela e a fera.

bela e a fera emma watson montagem beauty and the beast
Exemplo de fotos usadas em merchandising. 

Selecionada as imagens, a empresa produz em média de 40 a 60 cartazes onde o pessoal de design coloca a criatividade para brilhar. Feito isso, os cartazes são mandados para a equipe de marketing do filme para serem aprovados, negados ou ajustados. Geralmente 3 empresas de design trabalham em um mesmo filme e quem decide por qual seguimento adotar é a equipe de marketing do filme.

Existem diretores que participam do processo de decisão junto com a equipe de marketing e alguns atores que também estão inclusos nessa etapa, não é comum mas pode acontecer. Com tudo feito, a equipe de marketing do filme faz o planejamento de divulgação, geralmente em conjunto com trailers, entrevistas em programas de tv, junkets, brinquedos premières e afins.

Vale ressaltar que existem algumas regras para a confecção de um pôster. A intenção principal, é claro, é chamar a atenção do expectador, contar sobre a história do filme e passar a sensação que ele vai te oferecer no cinema, por isso os filmes de um mesmo gênero tem cartazes parecidos. Para atingir essas metas são utilizadas as cores onde cada uma passa uma mensagem característica, alguns ângulos específicos como ideia de superior/inferior, inteligente, vilão/mocinho, de movimento/fuga, fundos brancos, letras garrafais etc.

Por exemplo, abaixo temos exemplo de filmes com o tema branco e vermelho, geralmente voltado para comédia ao grande público. O fundo branco permite que o espectador foque na ação que está acontecendo no centro da foto. São imagens bem claras que passam a ideia do filme.

a proposta poster cartaz montagem fundo branco


Um outro exemplo é o fundo amarelo, usando em filmes de menor orçamento que não tem muito dinheiro para investir em divulgação e precisa chamar atenção do espectador de forma eficiente, geralmente são de filmes indies.

poster

Um exemplo clássico são os filmes de comédia romântica natalinos com o bom e velho vermelho e verde.


poster natalino natal verde e vermelho


Minhas Redes Sociais

Comentários

Postagens mais visitadas