Pular para o conteúdo principal

Destaques

Review: ARUANAS - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
Review: ARUANAS - 1ª Temporada Essa série original Globo Play conta a história de 4 mulheres que lutam pela preservação da floresta Amazônica. Com apenas 10 episódios perfeitos para se maratonar, Aruanas ganha seu espaço merecidamente. O design de produção é excepcionalmente bonito, retratando toda a beleza e o esplendor da floresta, além de alertar sobre os efeitos que a extração irregular de seus bens causam para todos a sua volta, o que nos faz lembrar sempre da riqueza natural que temos no nosso país (um salve para a abertura que é delicadamente expressiva).
O elenco é de peso, Débora Falabella vive Natalie, uma jornalista e apresentadora que usa a sua plataforma para divulgar o trabalho das Aruanas. Taís Araújo é a advogada do grupo e lida com as tramas políticas que envolvem a luta pela preservação e por fim Luiza (Leandra Leal) uma ativista conhecida internacionalmente por fazer de tudo por aquilo que acredita principalmente se infiltrar na mineradora do …

LITERATURA: DIGRESSÃO EM BEOWULF

digressão beowulf
Beowulf por Britt Martin

LITERATURA: Digressão em Beowulf

Autor: Luca Alves

O termo digressão vem do latim dis (fora, afastado) gradi (caminhar, dar um passo), e na literatura é um recurso utilizado para introduzir nas narrativas primárias as narrativas secundárias de forma que ambas se distanciem uma da outra, mas sem perder completamente a ligação entre si. É como romper a continuidade de um assunto para introduzir outro que a principio pode ou não ter muita ligação com o texto principal.

A digressão tem sido utilizada como recurso narrativo em inúmeras produções literárias ao longo dos séculos. Em Beowulf, poema épico escrito por volta do século sete e de autoria desconhecida, as digressões são apresentadas por meio de abordagens simultâneas à história principal: o jovem Beowulf ajuda o rei dinamarquês Heothgar a derrotar Grendel, criatura responsável pela morte dos súditos do rei, e após a morte de Grendel, Beowulf precisou matar também a mãe de Grandel, que veio em busca de vingança pela morte do filho. Não suficiente, Beowulf, que quando mais velho se tornou rei, precisou enfrentar mais uma criatura, no entanto, dessa vez com um final pouco desejado: Beowulf mata um dragão que ameaça seu reino, mas morre durante a luta com ele.

Na história de Beowulf, as digressões surgem em vertentes dentro da própria história principal. Geralmente são tópicos do cotidiano listados dentro da história do herói. Por ser a produção mais conhecida do inglês arcaico, Beowulf e suas digressões permitem compreender melhor a forma de produzir arte nos primeiros séculos do milênio passado.

Minhas Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas