Pular para o conteúdo principal

Destaques

Review: ARUANAS - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
Review: ARUANAS - 1ª Temporada Essa série original Globo Play conta a história de 4 mulheres que lutam pela preservação da floresta Amazônica. Com apenas 10 episódios perfeitos para se maratonar, Aruanas ganha seu espaço merecidamente. O design de produção é excepcionalmente bonito, retratando toda a beleza e o esplendor da floresta, além de alertar sobre os efeitos que a extração irregular de seus bens causam para todos a sua volta, o que nos faz lembrar sempre da riqueza natural que temos no nosso país (um salve para a abertura que é delicadamente expressiva).
O elenco é de peso, Débora Falabella vive Natalie, uma jornalista e apresentadora que usa a sua plataforma para divulgar o trabalho das Aruanas. Taís Araújo é a advogada do grupo e lida com as tramas políticas que envolvem a luta pela preservação e por fim Luiza (Leandra Leal) uma ativista conhecida internacionalmente por fazer de tudo por aquilo que acredita principalmente se infiltrar na mineradora do …

PINTURA RUPESTRE E O PERÍODO PALEOLÍTICO

touro morrendo pablo picasso
Touro Morrendo, 1934, Pablo Picasso


Autor: Luca Alves

Pintura Rupestre e o Período Paleolítico


O Período Paleolítico, conhecido como Idade da Pedra Lascada, começa com o surgimento da humanidade pelos primeiros hominídeos nômades que viviam da caça e da coleta de frutos e vegetais e termina por volta do ano de 8000 a. C com o início do Período Neolítico, conhecido como Idade da Pedra Polida, cujas características vão desde o polimento dos materiais usados nas armas e utensílios desenvolvidos durante o Período Paleolítico às mudanças climáticas na Terra, a sedentarização causada pela produção de alimentos, desenvolvimento da agricultura e das primeiras cidades. 
É no Período Paleolítico que as primeiras manifestações artísticas acontecem. As pinturas rupestres são retratos do cotidiano da civilização pré-histórica. Os primeiros estudos das imagens gravadas nas paredes das cavernas aconteceram no início do século XX e as primeiras explicações para elas são consideradas até hoje: i) uma tentativa de registrar aquilo que era belo, ii) primeiros registros religiosos da humanidade, iii) hábitos e costumes, iv) metáforas de ações comuns do dia a dia.

Minhas Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas