Pular para o conteúdo principal

Destaques

A doce suspresa de Ameaça Profunda

Autor: Daniel Moreira
A doce surpresa de Ameaça Profunda
Geralmente é em janeiro que os estúdios lançam aqueles filmes que eles não sabem onde colocar. É uma época de férias, a vibe mais família do Natal e Ano Novo já passou  e o dia dos namorados só acontece em fevereiro (nos EUA), então são algumas semanas sem nada de muito acontecimento, apesar de que isso vem mudando aos poucos já que as janelas para grandes lançamentos estão ficando cada vez mais apertadas devido a enorme quantidade de blockbusters. 
Surge então uma doce surpresa: Ameaça Profunda é um filme dirigido por William Eubank e tem como protagonistas a Kristen Stewart, Jessica Henwick, T J Miller e Vincent Cassel. Conta a história de um grupo de pesquisadores que lutam para sobreviver depois que um terremoto causa destruição em um laboratório subaquático e eles precisam chegar na superfície, além disso, é preciso enfrentar estranhas criaturas das profundezas

O filme tem um orçamento considerável para um longa de ficção …

Narração: Tipos de Narrador (Gérard Genette)

tipos de narrador
A Bela e a Fera, 1991


Narração: Tipos de Narrador (Gérard Genette)

Artes e artistas compactuam com as mesmas ideias: eis um paradigma que precisa ser quebrado. Obras podem falar pelo seu autor, mas isso não é regra, e entender isso é entender também que nem sempre o narrador exprime os pensamentos do autor e que autor e narrador não são a mesma pessoa. Mas, afinal, qual a diferença entre autor e narrador? Simples: autor é a quem pertence autoria da obra, o criador; narrador pode ser a criatura. Pode, pois em uma análise vulgar existem três tipos de narradores, o de primeira pessoa, o de segunda e o de terceira pessoa, e para cada um dos casos cabe a interpretação de um tipo de criatura, mas também cabe a interpretação de nenhuma criatura, e é aí onde entra o autor.

Em uma análise mais detalhada, os tipos de narradores são diversos. O teórico francês Gérard Genette se incumbiu dessa análise mais aprofundada dos tipos de narradores e observou quatro tipos de narradores: autodiegético (aquele que narra a sua própria história - para alguns críticos, este é como uma vertente do homodiegético); homodiegético (aquele que narra e participa da história de outrem); heterodiegético (aquele que narra, mas não participa da história de outrem). Além dos narradores supracitados, existe outro tipo de narrador que determina o foco da narrativa, e esse entra no assunto foco narrativo, tema para outra postagem, ele é o narrador onisciente (aquele que sabe de tudo sobre as personagens - para alguns críticos, o narrador onisciente é como uma vertente do heterodiegético).

Partindo da classificação dos tipos de narradores feita por Genette, é possível ainda esmiuçar os tipos de narradores e classificá-los como extradiegético e intradiegético. Veja: narrador extradiegético (aquele que narra, mas que dá espaço para uma nova narração dentro da sua narração); e o intradiegético (narrador que narra dentro da narração do narrador extradiegético).

Agora vamos ilustrar esse tanto de conceitos dados durante esta postagem: em A Bela e a Fera (1991), logo no início, alguém conta como o príncipe se tornou no fim das contas uma fera. Esse narrador é extradiegético-heterodiegético, pois além de dar espaço para uma nova narração a partir da sua narração, ele não faz parte da história do príncipe e da feiticeira que o tornou um monstro. Em Shrek (2001), no início quando o próprio Shrek conta a história da Fiona, temos um narrador extradiegético-homodiegético, pois além de dar espaço para uma nova narração a partir da sua narração, ele faz parte da história contada por ele mesmo. Desses pontos em diante, as histórias assumem diferentes tipos de narradores: intradiegético-heterodiegético-onisciente, pois contam a história das respectivas personagens dentro da história contada pelo narrador extradiegético e o novo narrador conta história das duas personagens (Bela e Shrek) sem participar da história, no entanto, cientes dos sentimentos de cada uma das personagens.

Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas