Pular para o conteúdo principal

Destaques

REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
REVIEW THE MIDNIGHT GOSPEL - 1ª Temporada
Antes tarde do que nunca! Mais de 4 mês após o lançamento de The Midnight Gospel na Netflix eu finalmente fui assistir a essa viagem filosófica.  Talvez a minha nova smart TV gigantesta tenha contribuído para eu começar a apreciar os visuais psicodélicos e surreais do podcast, digo, do seriado.
Acompanhamos a história de Clancy, um podcaster que viaja através de um simulador de universos procurando boas histórias, cada episódio o nosso protagonista visita um mundo diferente e grava entrevistas para transmitir para quem quiser ouvir. Criada por Pendleton Ward de Hora de Aventura e Duncan Trussell, comediante e host do podcast  Duncan Trussell Family Hour, que serviu de inspiração e fonte direta para todos episódios.
O tema principal da série é a influência do apocalipse na vida das pessoas, quais são as reverberações que tal acontecimento gera, por isso, em cada episódio mostra o Clancy acompanhando o final de um mundo. Qu…

Pronomes: Inimigos de Luís Fernando Veríssimo

Luís Fernando Verissimo tumblr
Imagem:@tatooer_dogy

Outro dia, postei Luís Fernando Verissímo e, para quem me segue nas redes sociais, falei de como eu estava apaixonado por Inimigos. Conheci esse texto na faculdade, e não poderia ter feito uma escolha melhor para trabalhar os pronomes demonstrativos, porque, além de toda essa beleza subjetiva, e até corriqueira, que ele carrega, os pronomes são trabalhados de maneira dinâmica. Então, se você não leu ainda, aproveite e leia Inimigos por Luis Fernando Verissímo

O título do texto de Luís Fernando Veríssimo, Inimigos, tem muito que ver com a história de Maria Tereza e Norberto e também com os pronomes em questão, visto que o significado destes no contexto que estão inseridos simbolizam um gradativo distanciamento do casal até chegar no que o título chama de inimigos.

Este, esse e aquele são pronomes demonstrativos referentes à primeira, segunda e terceira pessoa, respectivamente. Os pronomes demonstrativos servem para situar algo no tempo, espaço ou no discurso, e no texto de Veríssimo, eles podem carregar um sentido não tão literal, mas figurado.

De Quequinha, Maria Tereza passa a ser chamada por Norberto de esta mulherzinha (alguém que ainda está próximo dele), depois de essa aí (alguém não tão próximo dele) e, por fim, de aquilo, que, além de ser simbolizar um distanciamento por completo, ainda se trata de um pronome demonstrativo neutro, o que pode soar bem pior do que já está, pois, para ele, ela é nada além de uma coisa qualquer.      

Minhas Redes Sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas