Pular para o conteúdo principal

Destaques

REVIEW: LOVE, VICTOR - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
REVIEW LOVE, VICTOR - 1ª Temporada
Love, Victor é uma série original da Hulu (antigamente feita para o Disney+) que conta a história de Victor, um garoto que se mudou para Atlanta e é o mais novo aluno da Creekwood High School, onde vive uma jornada de adaptação e autodescoberta. A série que é uma sequência direta do filme de 2018 Com Amor, Simon, conta com participações especiais dos atores do filme além de ser referenciada em vários momentos, você não precisa assistir ao filme para entender a série, mas com toda certeza faz você ter uma experiência mais intimista.
LEIA TAMBÉM: REVIEW COM AMOR, SIMON
Todo o elenco da série foi muito bem escolhido e são peças chaves para contar uma história importante. Michael Cimino é um protagonista muito carismático que interpreta a jornada de autodescoberta com muita sensibilidade. Só quem é gay e tem uma família difícil de lidar, geralmente religiosa, sabe o quão longo e complexo é o processo de não querer gostar de homens a…

Periodização Literária

periodização literaria
Imagem: Uknown 

A ideia de periodização literária é simples, e, desde que você esteja inserido nesse meio, ela se torna mais simples ainda. Quem nunca ouviu falar nas escolas literárias, nos movimentos literários ou nos períodos literários? O sentido desses três termos é o mesmo: a organização por características que um grupo de obras recebeu por conta do seu contexto histórico e social.

Em Metodologia de Ensino da Literatura, a professora Maria Elisa Matos Pereira fala sobre o fato de a literatura ser uma criação milenar, e, como já vimos na postagem sobre como surgiram os contos de fadas, sua prática deu início na Antiguidade, com textos bem moralistas. Com o surgimento da literatura, surgiu também a necessidade de organizar essas produções, e a prática mais antiga tarda na Poética de Aristóteles.

A periodização literária é temporal, ou seja, mesmo sem exatidão, cada período tem um início e fim, não dura para sempre. As obras daquele período buscam salientar as características do momento histórico em que elas estão inseridas. E quem determina a importância de uma obra para um determinado período é o Cânone Literário, assunto para ooooutra postagem.

Seria meio que impossível que um período literário abrangesse todo o seu momento histórico, por isso é comumente destacar apenas as ideias dominante vigentes no momento histórico que ele está inserido. Belê? Então, não vai achando que um período literário tem obrigação de representar todo o momento histórico, porque não é bem assim, não. Eles só trabalham com ideias que estavam em alta.

Minhas Redes Sociais:



Comentários

Postagens mais visitadas