Pular para o conteúdo principal

Destaques

Future Nostalgia: O TOPO DA ASCENSÃO DA DUA LIPA?

Autor: Luca Alves Future Nostalgia: O TOPO DA ASCENSÃO DA DUA LIPA? Nota: 4/5


É de tamanha excelência a qualidade do Future Nostalgia que foi uma das missões mais difíceis da minha vida expressar em fiéis palavras a extremidade artística positiva que este álbum representa. Estive tenso por tentar não deixar passar nada porque é de uma complexidade e inteligência lírica-compositora tão grande que eu estaria faltando com a honestidade se eu não deixasse muito claro que este álbum é simplesmente O ÁLBUM. E é lindo ver o mínimo, porém impactante amadurecimento da Dua Lipa depois do álbum homônimo porque a ela foi entregue o difícil papel de salvadora da música pop, quando em meados de 2017 ela tomou total protagonismo do gênero com New Rules sendo creditada como um dos pilares que representaria a música pop pelos próximos anos, e facilmente assumiu esse posto, não aproveitando muita coisa do tropical house em dominância no seu primeiro álbum, mas mantendo as composições maduras por um vié…

Periodização Literária

periodização literaria
Imagem: Uknown 

A ideia de periodização literária é simples, e, desde que você esteja inserido nesse meio, ela se torna mais simples ainda. Quem nunca ouviu falar nas escolas literárias, nos movimentos literários ou nos períodos literários? O sentido desses três termos é o mesmo: a organização por características que um grupo de obras recebeu por conta do seu contexto histórico e social.

Em Metodologia de Ensino da Literatura, a professora Maria Elisa Matos Pereira fala sobre o fato de a literatura ser uma criação milenar, e, como já vimos na postagem sobre como surgiram os contos de fadas, sua prática deu início na Antiguidade, com textos bem moralistas. Com o surgimento da literatura, surgiu também a necessidade de organizar essas produções, e a prática mais antiga tarda na Poética de Aristóteles.

A periodização literária é temporal, ou seja, mesmo sem exatidão, cada período tem um início e fim, não dura para sempre. As obras daquele período buscam salientar as características do momento histórico em que elas estão inseridas. E quem determina a importância de uma obra para um determinado período é o Cânone Literário, assunto para ooooutra postagem.

Seria meio que impossível que um período literário abrangesse todo o seu momento histórico, por isso é comumente destacar apenas as ideias dominante vigentes no momento histórico que ele está inserido. Belê? Então, não vai achando que um período literário tem obrigação de representar todo o momento histórico, porque não é bem assim, não. Eles só trabalham com ideias que estavam em alta.

Minhas Redes Sociais:



Comentários

Postagens mais visitadas