Pular para o conteúdo principal

Destaques

GRAMMY: POR QUE A LADY GAGA MERECE LEVAR O PRÊMIO DE ÁLBUM DO ANO?

Autor: Luca Alves GRAMMY: POR QUE A LADY GAGA MERECE LEVAR O PRÊMIO DE ÁLBUM DO ANO?
Há um ano debutava no topo da parada de discos da Billboard o A Star is Born com 231 mil cópias comercializadas no território americano. Pouco mais de um ano desde o seu lançamento, a trilha sonora do Nasce Uma Estrela soma mais de 6 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo e mantém uma estabilidade que talvez supere fácil a marca de 8 milhões de cópias vendidas até o dia da cerimônia do Grammy, que geralmente acontece entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. 
Essa não é a primeira vez que a Lady Gaga recebe grande atenção para a principal categoria do Grammy. Quase todos os álbuns da Gaga foram indicados à categoria Álbum do Ano, e todos até o momento não foram bem-sucedidos para os votos da Academia. Em 2008, a Lady Gaga fez uma estréia estrondosa causando impactos notórios à cultura pop com o The Fame, mas só isso não foi o suficiente para a bancada honrar o álbum com o título de …

PERSONAGENS ALEGÓRICOS: o que são?

personagens alegóricos

A Liberdade Guiando o Povo por Eugène Delacroix


O Que São Personagens Alegóricos?

Autor: Luca Alves

A Liberdade Guiando o Povo, talvez a pintura mais famosa de Eugène Delacroix, apresenta um vasto valor cultural, além de toda sua riqueza estética. Existem muitas coisas a serem discutidas, abordando as influências obtidas de significativas revoluções, como a Francesa e a de Julho de 1830, mas infelizmente não será nessa postagem que aprofundarei nelas, afinal, o foco aqui é na literatura.

Para entender o que são personagens alegóricos, primeiro você precisa entender o que é uma alegoria e como ela está ligada à pintura de Delacroix e aos exemplos que logo darei. Então, saca só: alegoria é uma figura de linguagem responsável pela representação concreta de uma ideia abstrata. A personagem alegórica é a representação concreta de uma ideia abstrata e sem a intenção de atingir uma pessoa em específico. 

Na pintura, a liberdade, como uma ideia abstrata, é representada por uma mulher, logo a mulher, nomeada como Liberdade, é uma personagem alegórica. Outro exemplo é o Anjo e o Diabo, alegorias do Bem e do Mal, na peça Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. São personagens alegóricas, sem nenhuma característica psicológica própria e sem intenção de atingir uma pessoa em particular.


Ainda não entendeu? Vou simplificar ainda mais: você cria uma personagem para criticar corrupção na política brasileira, mas sua intenção não é criticar um determinado político, mas toooda a corrupção do país. Essa personagem é uma personagem alegórica, logo ele faz uma alegoria da corrupção do Brasil.


Minhas Redes Sociais:

Instagram  - Twitter - Pinterest - Facebook

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas