Pular para o conteúdo principal

Destaques

Review: ARUANAS - 1ª Temporada

Autor: Daniel Moreira
Review: ARUANAS - 1ª Temporada Essa série original Globo Play conta a história de 4 mulheres que lutam pela preservação da floresta Amazônica. Com apenas 10 episódios perfeitos para se maratonar, Aruanas ganha seu espaço merecidamente. O design de produção é excepcionalmente bonito, retratando toda a beleza e o esplendor da floresta, além de alertar sobre os efeitos que a extração irregular de seus bens causam para todos a sua volta, o que nos faz lembrar sempre da riqueza natural que temos no nosso país (um salve para a abertura que é delicadamente expressiva).
O elenco é de peso, Débora Falabella vive Natalie, uma jornalista e apresentadora que usa a sua plataforma para divulgar o trabalho das Aruanas. Taís Araújo é a advogada do grupo e lida com as tramas políticas que envolvem a luta pela preservação e por fim Luiza (Leandra Leal) uma ativista conhecida internacionalmente por fazer de tudo por aquilo que acredita principalmente se infiltrar na mineradora do …

PERSONAGENS ALEGÓRICOS: o que são?

personagens alegóricos

A Liberdade Guiando o Povo por Eugène Delacroix


O Que São Personagens Alegóricos?

Autor: Luca Alves

A Liberdade Guiando o Povo, talvez a pintura mais famosa de Eugène Delacroix, apresenta um vasto valor cultural, além de toda sua riqueza estética. Existem muitas coisas a serem discutidas, abordando as influências obtidas de significativas revoluções, como a Francesa e a de Julho de 1830, mas infelizmente não será nessa postagem que aprofundarei nelas, afinal, o foco aqui é na literatura.

Para entender o que são personagens alegóricos, primeiro você precisa entender o que é uma alegoria e como ela está ligada à pintura de Delacroix e aos exemplos que logo darei. Então, saca só: alegoria é uma figura de linguagem responsável pela representação concreta de uma ideia abstrata. A personagem alegórica é a representação concreta de uma ideia abstrata e sem a intenção de atingir uma pessoa em específico. 

Na pintura, a liberdade, como uma ideia abstrata, é representada por uma mulher, logo a mulher, nomeada como Liberdade, é uma personagem alegórica. Outro exemplo é o Anjo e o Diabo, alegorias do Bem e do Mal, na peça Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. São personagens alegóricas, sem nenhuma característica psicológica própria e sem intenção de atingir uma pessoa em particular.


Ainda não entendeu? Vou simplificar ainda mais: você cria uma personagem para criticar corrupção na política brasileira, mas sua intenção não é criticar um determinado político, mas toooda a corrupção do país. Essa personagem é uma personagem alegórica, logo ele faz uma alegoria da corrupção do Brasil.


Minhas Redes Sociais:

Instagram  - Twitter - Pinterest - Facebook

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas