Pular para o conteúdo principal

Destaques

A doce suspresa de Ameaça Profunda

Autor: Daniel Moreira
A doce surpresa de Ameaça Profunda
Geralmente é em janeiro que os estúdios lançam aqueles filmes que eles não sabem onde colocar. É uma época de férias, a vibe mais família do Natal e Ano Novo já passou  e o dia dos namorados só acontece em fevereiro (nos EUA), então são algumas semanas sem nada de muito acontecimento, apesar de que isso vem mudando aos poucos já que as janelas para grandes lançamentos estão ficando cada vez mais apertadas devido a enorme quantidade de blockbusters. 
Surge então uma doce surpresa: Ameaça Profunda é um filme dirigido por William Eubank e tem como protagonistas a Kristen Stewart, Jessica Henwick, T J Miller e Vincent Cassel. Conta a história de um grupo de pesquisadores que lutam para sobreviver depois que um terremoto causa destruição em um laboratório subaquático e eles precisam chegar na superfície, além disso, é preciso enfrentar estranhas criaturas das profundezas

O filme tem um orçamento considerável para um longa de ficção …

Por que o Cinema É Considerado a Sétima Arte?

cinema sétima arte
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, 2001


Desde os primeiros vestígios de arte no planeta, seu conceito tem mudado diversas vezes até chegar no que temos na atualidade. Por exemplo, comparando a ideia que as pessoas tinham na Idade Média, a geometria, astronomia e retórica, também eram tidas como a dita-cuja.

A ideia de enumerá-las surgiu a partir do cineasta italiano Ricciotto Canudo, que usava o termo "sétima arte" voltado ao cinema seguindo como lógica a sua ordem de descoberta. Esse termo aparece em 1912 no livro "Manifesto da Sétima Arte" que só veio a ser lançado no ano de 1923.

LEIA TAMBÉM: FILMES NOIR: O PODER DO JOGO DE LUZ E SOMBRA

Todas as artes, em ordem cronológica, são: música; dança; pintura; arquitetura; escultura; literatura; cinema; fotografia; quadrinhos; vídeo games; arte digital. São sete artes ao todo, podendo ser ampliada a onze essa numeração seguindo uma lógica atual, mas ainda pouco aceita: Por esse motivo pode parecer estranho dizer que a ordem das artes é cronológica e a fotografia ocupar a oitava posição, vindo logo depois do cinema.

Em 1913, Canudo criou a revista Montjoie, na qual falava sobre arte e principalmente sobre cinema. Para Canudo, o cinema era uma arte completa, na qual carregava muito das outras artes e, assim, deveria ser vista como além de uma produção para a massa, mas também integrada às Belas Artes - música, pintura, arquitetura etc -, conceito que surgiu na Europa no século XVIII.

E mesmo se analisarmos bem, depois de tanto tempo, na atualidade, ainda há essas duas maneiras de ver o cinema: na América, como entretenimento; na Europa, como arte.

O cinema foi criado pelos irmãos Auguste e Louis Lumiére no ano de 1895 e teve sua primeira exibição para público pagante no dia 28 de dezembro do mesmo ano, no Grand Café, em Paris. Assista ao L'Arrivée diun Train a La Ciotat, o primeiro filme do mundo, clicando aqui!

Minhas Redes Sociais: 

Comentários

Postagens mais visitadas